DÉCIMA SEGUNDA MATÉRIA - ESTRUTURA DE DADOS

17/07/2020

De início fiquei preocupado com esta disciplina, pois a ser liberada no ambiente de estudo a atividade MAPA parecia muito complicada. Mas algo inesperado ocorreu as primeiras atividades que era a discursiva e a prática foram alteradas. Só entendi depois que tive a primeira aula remota.

O motivo foi o professor ministrante da disciplina. Para o pessoal do curso de análise e desenvolvimento de sistemas (ADS) foi um professor e para o pessoal do meu curso* outro. Como sei disso?!, os grupos de redes sociais. Eles são fantásticos.

Bom realmente é uma disciplina bem complexa. Ponteiro, alocação de dados de forma dinâmica ou estática, o uso de pilhas, listas e filas merecem toda uma lógica. As minhas atividades foram mais no campo teórico da coisa. Mas as aulas remotas e lives foram bem práticas com muitos exemplos.

Fora isso, recorri, como sempre, ao "pai" Google que me ajudou muito. Assiste alguns vídeos da Univesp na matéria de estrutura de dados que estão no youtube (de graça - que coisa boa - risos). Essas aulas me foram de grande valia.

O meu MAPA (nome dado a atividade prática) era para escrever um texto que explicasse as operações com as estruturas de dados listas, pilhas e filas. Recordo-me que achei meu texto sem sentido lia, relia e a mim parecia faltar conexão. Mesmo com minha insegurança, tirei nota máxima. Fiquei surpreso. Segue o link:

Não conformado com a mudança da atividade prática para teórica, e como eu a tinha por tê-la impresso antes da alteração, me propôs a resolvê-la. Não sei se o código está correto. Consegui com uma amiga virtual do curso de ADS, links das lives do seu professor (que já foi meu em outras disciplinas) que me ajudou D+ na feitura do código.

Então, batendo a cabeça, queimando os neurônios, ... saiu o código em linguagem C que me pareceu dar certo (saiu até fumaça - risos). O programa deveria colocar os números em uma pilha, desempilha-los e depois empilha-los novamente só que em ordem contrária (o primeiro seria o último agora). Segue o link do código e abaixo uma imagem do programa executado :

*Caso tenha esquecido faço Sistemas para Internet.

© 2018-2024  Diego Alrais. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora